Taxa Turística. Dois meses depois.

Dois meses passaram desde que a taxa turística, ou imposto municipal, foi implementada. Desde 1 de janeiro que os hotéis na cidade de Lisboa passaram a cobrar um euro por cada hóspede, quer faça um day use, quer pernoite no hotel.

Esta nova legislação prevê que o hóspede pague um euro por dia até ao sétimo dia consecutivo da sua estadia. A partir do sétimo dia consecutivo, a taxa não pode ser mais solicitada ao hóspede. A taxa tem de ser obrigatoriamente paga por pessoas com idade igual ou superior aos 13 anos.

Muito se tem discutido sobre a lógica desta taxa, nomeadamente sobre a futura utilização e aplicação por parte da Câmara Municipal de Lisboa.

A verdade é que esta prática há muito que está implementada em muitas cidades da Europa. Vejamos alguns exemplos:

table

O seu valor é discutível, há quem entenda que o valor é elevado e quem a considere demasiado acessível, pelo que se deveria aumentar este valor. Comparando com outros países da Europa, podemos verificar que a taxa aplicada em Portugal é mais baixa.

Do ponto de vista dos hóspedes, tem havido bastante recetividade no que ao pagamento da taxa diz respeito. Muitos consideram que o euro cobrado não chega para o papel que o hotel tem de gastar ao emitir a fatura. Esta aceitação é pacífica nomeadamente para os hóspedes estrangeiros. Contudo, os portugueses não entendem porque têm de pagar uma taxa para utilizar um hotel no seu próprio país, considerando que apenas estrangeiros deveriam pagar.

Cabe neste sentido aos rececionistas terem a sensibilidade ao explicar a aplicação da taxa, evitando constrangimentos.

Reside agora a expectativa, a médio-longo prazo, em saber onde e como a Câmara Municipal de Lisboa vai utilizar esta nova fonte de rendimento.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s