O Turismo aos 70

A oferta turística deve ser desenvolvida de acordo com as necessidades do público alvo, assim sendo e tendo em conta as constantes alterações demográficas, como o envelhecimento populacional, os diversos sectores do turismo necessitam de se adaptar.  Cada vez mais se regista um maior número de pessoas com mais de 65 anos, com possibilidades económicas e de saúde para viajar. Este mercado de turistas, que até recentemente era considerado um mercado nicho, tem vindo a mostrar um grande potencial, especialmente na Europa, onde se regista o maior número de pessoas com mais de 65 anos.

Turismo Sénior_TIL

Este turista está disposto a viajar, mas encontra inúmeros obstáculos, como a falta de condições/acessibilidades em estabelecimentos turísticos, tanto hotéis, como museus ou outros espaços lúdicos. Será por isso necessário, desde logo, criar condições que facilitem a mobilidade destes turistas, num destino turístico, de forma a satisfazer as suas necessidades. Contudo, é importante distinguir cada turista, dentro deste segmento. Na maioria dos itinerários turísticos desenhados para este público alvo, os grupos que os compõem são caracterizados por pessoas entre os 55 e os 80 anos, sendo que as exigências e as necessidades, de cada um não são as mesmas. É fundamental identificar o perfil de cada turista, uma vez que é muito provável existir um conjunto de pessoas activas, no grupo e outras com necessidades especificas. O papel do Operador Turístico deverá ser o de traçar esse mesmo perfil e o de criar serviços distintos, para os mais jovens e para os de mais idade, através da criação de uma oferta diversificada. Será necessário para isso identificar os padrões de consumo do turista, os seus hábitos de viagem, motivações e necessidades.

Segundo o inquérito desenvolvido pelo projecto Tourage, financiado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), das cerca de 1700 pessoas inquiridas, 59,5% tem menos de 70 anos, 38,5% tem entre os 70 e os 84 anos, sendo que 69% são do género feminino. O projecto procura impulsionar a economia dos destinos, através do turismo, assim como apoiar o envelhecimento activo e saudável da população. O objectivo do projecto Tourage é que os resultados do estudo se convertam em ferramentas úteis, para que os destinos desenvolvam estratégias mais focadas para o turista sénior.

Principais Barreiras

Este segmento de mercado, segundo o estudo referido anteriormente, não encontra oferta interessante ou ajustada às suas necessidades, nesse sentido é fundamental identificar, mais uma vez, os seus interesses e motivações. Por outro lado, têm uma enorme dificuldade em viajar sozinhos, sendo que a ausência de companhia, muitas vezes os desencoraja a viajar. De acordo com o projecto Tourage, dos inquiridos, 55% são casados, 10% são solteiros, 25% são viúvos e 7% divorciados. Na impossibilidade de viajar com o companheiro/a, este turista faz-se acompanhar, de forma regular, por familiares ou amigos. 1 em cada 3 pessoas viaja para o estrangeiro durante as suas férias, no entanto a proporção poderia ser maior, se os destinos turísticos estivessem adaptados às necessidades especificas deste tipo de turista.

O Destino

Os turistas com mais de 65 anos procuram destinos seguros, nos quais possam dispor de todos os serviços que necessitam, incluindo hospitais. Se um dos turistas necessitar de realizar, diariamente, algum procedimento médico, procurará em primeiro lugar, unidades hospitalares adaptadas e que realizem esse mesmo procedimento. Valorizam também a relação com o destino e comparativamente a outros turistas, são bastante fiéis a um destino turístico, se o identificarem como um destino acessível, adaptado às suas necessidades.

Antes de viajar, este turista foca-se em 5 condicionantes do destino: a natureza, a segurança, os lugares históricos, a qualidade do serviço e a mobilidade nos transportes. Não lhe interessa tanto a prática de actividade física intensa, o desporto, o acampamento ou a vida urbana, enquanto viajam. O mesmo estudo mostra que mais de 50% dos inquiridos viaja no Verão ou no Outono, sendo que também se regista um elevado número de pessoas a viajar na Primavera. Este mercado que para além de apresentar um grande potencial, permite aos estabelecimentos turísticos quebrar a sazonalidade, que é um dos factores que mais preocupa o sector.

Organização

47%, dos inquiridos prefere organizar a sua viagem por conta própria, sendo que 21% escolhe o destino tendo por base experiências passadas. Muitas vezes, este turista recorre não só a recomendações de amigos (19%) e familiares (19%), mas como de médicos. Neste caso em particular, a recomendação de termas, por parte dos médicos, tem maior impacto do que a publicidade online. Os meios de comunicação online e as redes sociais não constituem fontes de informação relevantes para o segmento, uma vez que apenas 7% menciona a Internet como uma ferramenta de procura de destinos turísticos.

Assim sendo e tendo em conta, que apenas 7% das pessoas com mais de 65, dentro da amostra, estão presentes na internet, constata-se que, a impressão de folhetos para este segmento é mais importante do que em qualquer outro, uma vez que existe uma grande maioria que continua a procurar informação junto a brochuras ou folhetos promocionais.

O estudo da Tourage também incentiva a criação de um sistema de apoio social, assim como a criação de descontos promocionais para pessoas com mais de 65 anos ou a criação de produtos/pacotes turísticos para a época baixa, que sejam adaptados a este segmento, de forma a colmatar os problemas económicos que os turistas possam ter.

Um turista com mais de 65 anos, com necessidades específicas e de mobilidade condicionada tem uma maior influência na escolha de um destino, do que qualquer outro turista. No caso, de uma viagem em família, o destino eleito, será escolhido de acordo com as necessidades do turista mais velho e com mais dificuldades, assim sendo, uma família viajará mais facilmente para um destino adaptado, em detrimento a um destino sem condições, apesar de ter um melhor produto turístico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s