Turismo Solidário – ImpacTrip

ImpacTrip é uma agência de viagens que promove o turismo solidário em Portugal.1385400_234755050012804_1780365635_n Este é um conceito inovador e que acredita que os Portugueses podem viajar de forma mais responsável assim como acreditam que o turismo pode combater as desigualdades sociais.

O Tourism Innovation Lab teve a oportunidade de falar com a Co-fundadora da impacTrip, Rita Marques, e conseguimos que nos revelasse um pouco mais acerca desta nova empresa turística.

Para a ImpacTrip em que consiste o Turismo Solidário?

“Muitos ficam curiosos quando ouvem falar de Turismo Solidário mas poucos sabem dizer o que realmente é, e são raros os que já experimentaram. Esta nova forma de viajar, que só agora chegou a Portugal, permite viajar de forma responsável deixando uma marca positiva.”

“O Turismo solidário é uma forma de turismo alternativo que junta dois conceitos muito interessantes (e improváveis): Turismo e Voluntariado. Este turismo diferente contribui para o combate às desigualdades sociais e permite ao viajante dedicar parte do tempo da sua viagem ao desenvolvimento da região visitada de modo a ter uma maior envolvência com as comunidades locais absorvendo melhor a cultura local e deixando a sua marca positiva.”

“Estas viagens solidárias têm um impacto muito positivo quer em termos sociais quer em termos ambientais. O voluntariado é sempre adaptado às competências dos voluntários para maximizar o contributo para a organização que os recebe. As tarefas são muito diversificadas dependendo das organizações e podem ir desde cozinhar refeições para pessoas em situação de sem-abrigo, ensinar crianças de bairros sociais a tocar guitarra, limpar o lixo marinho do fundo do mar, resgatar animais abandonados da rua ou mesmo construir uma casa para uma família desprivilegiada. Estes são só alguns exemplos de muitos programas que podem ser organizados sob o conceito de turismo solidário. O turismo solidário é assim um turismo inovador em Portugal que poderá ser uma opção interessante para férias, escapadinhas, fins-de-semana românticos ou simplesmente um passeio diferente na cidade onde nascemos. No fundo são viagens diferentes que fazem a diferença.”

Qual é a missão e valores da ImpacTrip? De que forma a ImpacTrip pretende/ambiciona combater as desigualdades sociais?

“A ImpacTrip é uma agência de viagens social que combate as desigualdades sociais através do Turismo Solidário. A nossa missão é promover experiências turísticas alternativas e inesquecíveis que permitam ao viajante conhecer Portugal de forma diferente participando em atividades de voluntariado e contribuindo para o desenvolvimento social do local que visita.”

“Todos os nossos programas são baseados em parcerias com organizações sociais locais e respondem a necessidades específicas. Respondemos à necessidade crescente de recursos por parte destas organizações do terceiro sector com voluntários dedicados e que dão apoio em actividades ocasionais, reforçam equipa e motivam as equipas, sempre com um sorriso.”

1402473052_tmp_shutterstock_113942248 De que forma se poderá distinguir face às outras empresas semelhantes? (Elementos diferenciadores).

“A impacTrip é pioneira na implementação do conceito do turismo solidário em Portugal. Isto é algo que já existe e funciona internacionalmente e que a impacTrip trouxe para Portugal para dar resposta às várias necessidades sociais do país. A grande diferença entre a impacTrip e outras empresas do sector é que somos uma empresa social onde o lucro não é o único factor importante mas, mais que isso, o impacto positivo que resulta dos nossos programas é o que nos motiva a fazer cada vez mais e melhor.”

“Sendo uma empresa social conseguimos deixar uma marca positiva e, simultaneamente, responder a uma necessidade de mercado: cada vez mais os jovens e as famílias procuram fugir do turismo de massas e viajar de forma responsável em viagens realmente diferentes.”

“A impacTrip é única e queremos continuar a inovar na área do turismo.”

Aqui estão os 3 grandes pontos de diferenciação:

  • “A impacTrip é única. A impacTrip é a pioneira na promoção desta forma responsável de viajar que apenas agora está a dar os primeiros passos em Portugal.”
  • “Rede Nacional de parceiros sociais. Os programas foram desenvolvidos em parceria com as organizações sociais para podemos ter o maior impacto social possível e para que a experiência do viajante seja mais envolvente.”
  • “Resposta a necessidade emergente: Com o aumento de jovens à procura de experiências de viagem diferentes, mais responsáveis e que fujam ao turismo de massa, à qual as agências tradicionais não conseguem dar resposta, a impacTrip surge como uma alternativa jovem, irreverente e positiva.”

impactrip
Quais os “maingoals” da ImpacTrip?

  • Promover o voluntariado em Portugal.
  • Apoiar todos os nossos parceiros sociais.
  • Dar a conhecer Portugal aos Portugueses.
  • Ser líder na área do turismo responsável em Portugal.

Como surgiu a ideia de criar a ImpacTrip?

“A ideia surgiu bastante longe de Portugal… Depois de trabalhar na Malásia, estava eu a viajar sozinha de mochila às costas pela Ásia quando percebi que havia mais pessoas como eu, que queriam conhecer profundamente os locais por onde passavam e deixar uma marca positiva nas pessoas que conheciam fazendo voluntariado. Já existiam alguns programas deste género mas funcionavam muito mal e eu própria fui muitas vezes enganada por pessoas que só queriam o dinheiro dos turistas. Os programas honestos tinham um impacto muito positivo mas não existia nada do género em Portugal, e foi aí que eu pensei: “Em Portugal existem, obviamente, necessidades sociais e nós somos um país maravilhoso para se viajar” e a ideia estava formada. Durante este processo conheci o Diogo que, com experiência no sector do turismo percebeu que era uma ideia com futuro. Alguns meses e muito trabalho depois, lançámos a impacTrip.”


O que espera vir a resultar com a criação da ImpacTrip?

“Acreditamos que não se conhece um local até conhecermos as pessoas, as histórias do bairro e as lojinhas locais. Para nós, não faz sentido ver apenas as partes arranjadinhas das cidades, o lado turístico e comprar o íman do frigorífico para levar para casa. Assim, desenvolvemos programas que permitem ao viajante conhecer realmente os sítios por onde passa e fugir ao turismo de massas, possibilitando-lhe uma experiência que não tenha apenas benefícios para si, mas também para os locais visitados.”

“Queremos realmente mudar a forma como os Portugueses viajam e descobrem o seu país.”

Atualmente têm “programas em todo o país, desde Norte (Porto, Amarante, Almeida), Centro (Lisboa, Peniche, Valadas) emesmo o Algarve (Portimão, Lagos) sem esquecer o interior do país que tanto tem para nos oferecer (programas ambientais em Parques Naturais).”

Sem dúvida, uma nova forma de olhar para o turismo. (www.impactrip.pt)

Anúncios

Um pensamento sobre “Turismo Solidário – ImpacTrip

  1. Pingback: ImpacTrip depois do Shark Tank | ImpacTrip after Shark Tank | Tourism Innovation Lab

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s