A tendência PANK no turismo

PANK, abreviatura de Professional Aunt, No Kids foi um conceito desenvolvido por Melanie Notkin, fundadora da Savvy Auntie, comunidade sediada nos Estados Unidos, direccionada para o estudo deste mercado. Diversos especialistas na área da consultoria cooperaram, em parceria com a Savvy Auntie, de forma a definir o perfil deste turista e a estimar o potencial deste mercado, em termos de receitas globais. Em 2013 no WTM (World Travel Market) foram apresentadas as tendências para esse mesmo ano, onde já se incluía o crescimento deste novo mercado, em ascensão, as PANK.

PANKO Mercado:
Este mercado turístico tem vindo a mostrar um grande potencial, especialmente nos Estados Unidos da América, sendo que em 2010, nos EUA, 42,6% das mulheres com idades compreendidas entre os 15 e os 44 anos não tinham filhos. Segundo os estudos desenvolvidos pela Savvy Auntie 1 em cada 5 mulheres nos EUA é PANK, o que representa aproximadamente 23 milhões de pessoas, o que significa que este mercado apresenta um maior número de potenciais consumidores, comparativamente a outros mercados nicho, como o mercado LGBT, estimado em 16 milhões, nos EUA.

O Perfil do Turista:
Estas mulheres são na sua maioria solteiras, maiores de 18 anos, não têm filhos, mas desenvolvem uma relação de grande proximidade com crianças de amigos ou familiares. Têm disponibilidade e recursos financeiros e preferem gastá-los com os sobrinhos, sobrinhas ou afilhados. As PANK têm em média 36 anos e dispõem de mais rendimentos do que a generalidade das mulheres. 7 em cada 10 PANKs (68%) é tida como referência para as crianças, sendo que as mesmas procuram regularmente conselhos destas familiares. Em média gastam, por ano e por criança 387 US$, contudo 76% das inquiridas afirma que acaba sempre por gastar mais 500 US$, por criança, durante esse mesmo período. Tendo em conta o número de PANKs, nos EUA, de 23 milhões, este mercado pode representar uma receita anual de 9 mil milhões de dólares (US).

Áreas de Actuação:

A maioria das PANKs considera que grande parte das agências de viagem, aquando desenvolve campanhas promocionais não diferencia as mulheres entre si, considerando que todas as mulheres são mães. É importante por isso, desde logo, identificar e distinguir as PANK das mães, senão as campanhas desenvolvidas nunca serão eficazes. Nesse sentido é fundamental:

  • Reconhecer/Conhecer as PANKs: Analisar o conceito PANK e perceber o que é que esta turista procura, em que meios procura (maioritariamente online) e de que forma a oferta se pode adaptar à procura.
  • Inovação: Criação de pacotes turísticos, aplicações ou produtos digitais.
  • Value for the money: As PANK procuram sempre os melhores negócios, que podem ser oferecidos através de pacotes de viagens.
  • Desenvolvimento de campanhas online para PANKs: As PANK caracterizam-se por estarem constantemente conectadas à tecnologia, aos meios de comunicação e ou à Internet.
  • Utilização de especialistas e celebridades do género feminino nas campanhas: As PANK são muito influenciáveis por líderes de opinião, que neste caso poderão ser celebridades de qualquer área, desde a música à literatura, desde que as mesmas se identifiquem com essa pessoa.

Para mais informações, consulte Digital Women Influencers Study: The Power of the Pank 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s